Projeto | Série documentários para o canal HBO | 2018

Logística e Produção em  Campo | Toco Lenzi, Nuno Godolphim, Wilson Paz,Guilherme Valiengo

Fotos: Toco Lenzi, Maka Gambale, Nuno Godolphim, Reynaldo Zangrandi

Direção: Jorge Bodanski e Fabiano Maciel

 

Durante 6 meses percorremos mais de 15 mil quilômetros pela Rodovia Transamazônica, a BR 230. 

Entre a cidade de Cabedelo na Paraíba (KM 0) e Lábrea no Estado do Amazonas são 4.200 km atravessando os Estados da Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.

Fui convidado pelo diretor executivo da Ocean Films, João Roni, para trabalhar na pré-produção deste projeto viajando numa primeira fase para pesquisa e entrevistas dos personagens e na segunda etapa conduzindo as equipes de filmagem.

Nesta série de 6 documentários é contada a história desta obra faraônica que foi construída pelo governo militar entre os anos de 1969-1974.

Este documentário é composto por imagens de arquivo da época da construção da rodovia e através de personagens que viveram a grande aventura de desbravar a Caatinga, o Cerrado e a  Amazônia, como os soldados da borracha, garimpeiros, movimentos agrários, grileiros, madeireiros, índios Mundurukus entre outros. 

Esta série mostra o passado e a realidade atual da BR 230. O que vi é que não existe história “fácil” entre os mais de cem personagens que entrevistamos durante seis meses de viagem.

 

Próximo
Próximo

PEDRO TEIXEIRA O NAVEGADOR PORTUGUÊS CONQUISTADOR DA AMAZÔNIA