VIAjando APRENDENDO

compartilhando conhecimento


PALESTRAS ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL

CAMPANHA DE CAPTAÇÃO de RECURSOS

Ko Samui - Tailândia | dia 1540 de viagem | NOVEMBRO de 2023

No dia 08 de novembro começou a campanha colaborativa para realizar as palestras nas Escolas Públicas do Brasil. Em poucas horas já foi arrecadado mais de 50% para a primeira videoaula que será realizada para a Escola Estadual Geraldo da Costa, em Campos Novos de Cunha, na Serra da Bocaina.

Legal né? Aqui do Sul da Tailândia os estudantes lá de Campos Novos de Cunha poderão viajar juntos nesta jornada de motocicleta pelo mundo e também vivenciar algumas das diversas expedições que fiz como a Volta ao Mundo de veleiro na Antártida, a travessia a pé do Deserto do Saara, a viagem de bicicleta na África e o contato com índios semi-isolados na Amazônia.

As colaborações começam a partir de R$ 25,00. Conto também com a participação de vocês para divulgar este projeto para os amigos ou empresas que possam ter interesse em financiar as palestras. Cada palestra patrocinada por uma empresa que seja oferecida para escolas particulares eu realizo uma gratuita para as escolas públicas.

Cinco escolas já fazem parte deste projeto e estão localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Minha intenção é alcançar todos os Estado do Brasil e a indicação de novas escolas também é bem vinda.

Se você acredita na importância da educação e da diversidade cultural, junte-se ao projeto! Muito obrigado por seu apoio!

VIAJANDO e APRENDENDO é um CONCEITO, um jeito de INFORMAR através das minhas experiências adquiridas em VIAGENS e EXPEDIÇÕES. Compartilho com ALUNOS do ENSINO MÉDIO e FUNDAMENTAL II minhas travessias por DESERTOS, MARES, FLORESTAS gerando CURIOSIDADE no tema abordado e provocando REFLEXÃO. Acredito que longas travessias são um EXPERIMENTO que nos coloca em contínua MUDANÇA e APRIMORAMENTO.

VIAJAR REQUER HUMILDADE, ESCUTA, AUTOCONHECIMENTO E TRANSPARÊNCIA.


Uma VIAGEM pode ser TRANSFORMADORA !!!

Não importa se for uma viagem a pé pelo Saara, ou uma visita a um amigo que não vemos há tempos para dar um simples abraço. Para mim, o que importa mesmo, é estar ABERTO a todas as POSSIBILIDADES que uma viagem traz. Você se questiona e abre ESPAÇO DENTRO DE SI, enfrenta novos DESAFIOS e coloca em prática INSTINTOS que nem sempre damos tanta IMPORTÂNCIA. Com os TEMAS SELECIONADOS junto com os PROFESSORES, proporciono suporte para aulas de BIOLOGIA, de HISTÓRIA, de GEOGRAFIA, de MATEMÁTICA, de CIÊNCIAS entre outras, VIAJANDO PELA HISTÓRIA por meio de fotos, vídeos e contanto os “causos” como RECURSO DIDÁTICO de cada TEMA envolvido, ESTIMULANDO o APRENDIZADO com CONSTRUÇÃO do CONHECIMENTO, ativando os SENTIDOS da AUDIÇÃO e VISUALIZAÇÃO e em especial, o SONHAR, com um futuro plural, consciente e tolerante. FOTOS: Toco Lenzi, Maka Gambale, Bia Boleman, Clô Azevedo, Saleh Walid, André Bueno

TEMAS

SAARA

ATRAVESSANDO O SAARA A PÉ.

Captura+de+Tela+2020-06-15+%C3%A0s+15.09.23.jpg

TRÊS MIL QUILÔMETROS atravessando o SAARA a PÉ entre a MAURITÂNIA e o SAARA OCIDENTAL. Realizei esta viagem em ETAPAS utilizando vários tipos de TRANSPORTE, desde um RIQUISHIA, que foi contruído no Brasil, até a compra de DROMEDÁRIOS. Em algumas destas etapas contei com a ajuda de POVOS locais como CAMELEIROS, cozinheiro e guia, viajando da mesma forma como as CARAVANAS NÔMADES atravessam o SAARA. CONTEÚDOPovos do Deserto, Recursos Hídricos e Geração de Energia, Relevo, Alimentação, Flora, Fauna, Mauritânia, Povo Saharoui. FOTOS: Toco Lenzi, Saleh Walid

AMAZÔNIA primeiros povos

EXPEDIÇÃO IMAGEM DO JAVARI, COM O INDIGENISTA SYDNEY POSSUELO.

Captura+de+Tela+2020-06-16+%C3%A0s+13.35.24.jpg

A RESERVA INDÍGENA do VALE do RIO JAVARI, situada no ALTO SOLIMÕES foi criada em 2001 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. É a região onde se encontra a maior densidade de POVOS ISOLADOS do MUNDO. Uma EQUIPE MÉDICA, coordenada pelo indigenista Sydney Possuelo viaja pela reserva contatando as etnias MARUBO, MATIS e KORUBO com a missão de pesquisar porque os índios estavam sendo acometidos e morrendo pelo vírus da hepatite D.

CONTEÚDO: Primeiros Povos, Sertanistas, Etnias do Vale do Javari, Frente de Contato, FUNAI, Rios Amazônicos, Políticas Indígenas no Brasil. FOTOS: Toco Lenzi, Beto Hacker, Bia Boleman, Maka Gambale, Renato Castanho.

a conquista da AMAZÔNIA

REFAZENDO OS CAMINHOS DO NAVEGADOR PORTUGUÊS PEDRO TEIXEIRA,O CONQUISTADOR DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

2_Pedro+Teixeira.jpg

Percorreremos o RIO SOLIMÕES de TABATINGA a MANAUS no Estado do AMAZONAS, reeditando a viagem do NAVEGADOR e EXPLORADOR português PEDRO TEIXEIRA, que veio para o Brasil com 22 ANOS. Ele participou da FUNDAÇÃO da cidade de BELÉM em 1616, e comandou muitas lutas contra INVASORES FRANCESES e HOLANDESES no NORTE e NORDESTE. Em 1637 PEDRO TEIXEIRA partiu de BELÉM em direção a QUITO no EQUADOR, numa expedição que teve duração de 26 meses e contou com mais de 70 CANOAS e 1.200 INDÍGENAS remando contra a correnteza do RIO SOLIMÕES. No retorno desta viagem em 16 de AGOSTO de 1639, ele toma posse daquelas terras em nome do REI FILIPE ( REI da ESPANHA e de PORTUGAL) mas em nome de PORTUGAL. Neste momento estava nascendo a AMAZÔNIA BRASILEIRA. CONTEÚDO: Grandes Navegações, Reinado Espanhol e Português na América do Sul, Rios Amazônicos. FOTOS: Toco Lenzi, Maka Gambale.        

AMAZÔNIA natureza e esportes

POROROCA DO RIO ARAGUARI, AMAPÁ.UMA DAS ONDAS MAIS LONGAS DO MUNDo. HISTÓRIA CONTADA por meio de um documentário de SURF.

Captura+de+Tela+2020-06-16+%C3%A0s+16.02.12.jpg

SURFANDO nas ONDAS de umas das POROROCAS mais longas do MUNDO, os melhores surfistas BIG RIDERS entre eles CARLOS BURLE, ROSS CLARK-JONES e PICURUTA SALAZAR, se deslocam para a foz do rio ARAGUARI com o OCEANO ATLÂNTICO, mostrando a REALIDADE da população RIBEIRINHA e suas LENDAS. Este DOCUMENTÁRIO, POROROCA SURFING the AMAZON, foi patrocinado pela RED BULL, dirigido por BILL HEATH e produzido no BRASIL pela OCEAN FILMS. Foi premiado nos FESTIVAIS de SUNDANCE HAWAII'S OCEAN FILM FESTIVAL. Neste documentário trabalhei como câmera.  CONTEÚDO: Rios Amazônicos, População Ribeirinha, Estado do AMAPÁ, Mitos e Lendas da Floresta, Flora, Fauna, Surf. FOTOS: Rick Werneck, Renato Castanho.

ROdovia transAMAZÔNIcA

RODOVIA TRANSAMAZÔNICA, UMA ESTRADA PARA O PASSADO. SÉrie de documentÁrios para o CANAL HBO.

TRANSA.jpg

Durante 6 MESES trabalhei como PRODUTOR para a SÉRIE DOCUMENTAL TRANSAMAZÔNICA, UMA ESTRADA PARA O PASSADO produzido pela OCEAN FILMS para o canal HBO com direção de Jorge Bodansky e Fabiano Maciel. Neste período PERCORREMOS mais de 10.000 KMS desta icônica estrada que cruza o BRASIL de LESTE a OESTE e tem uma extensão de 4.200 KM desde a cidade de CABEDELO na PARAÍBA até a cidade de LABREA no AMAZONAS, passando pelos Estados do CEARÁ, PIAUÍ, MARANHÃO, TOCANTINS e PARÁ. A CONSTRUÇÃO da RODOVIA TRANSAMAZÔNICA durante o GOVERNO MILITAR na década de 70, serve como linha narrativa contando a saga dos PRIMEIROS COLONIZADORES, dos SOLDADOS da BORRACHA, a GUERRILHA DO ARAGUAIA, o deslocamento de TRIBOS INDÍGENAS, a situação do GARIMPO NO RIO TAPAJÓS e os CONFLITOS AGRÁRIOS. CONTEÚDO: Governo Militar, Movimentos Migratórios no Brasil na década de 70, Reforma e Conflitos Agrários, Usina de Belo Monte, Nação Munduruku, IBAMA, Desmatamento e Queimadas. FOTOS e VIDEO: Rey Zangrandi, Toco Lenzi

ANTÁRTIDA

VOLTA AO MUNDO de veleiro NO CONTINENTE GELADO. ANTÁRTICA, O MAIOR DESERTO DO PLANETA. Série produzida para o National Geographic channel.

ANTARTICA.jpg

Nesta CIRCUNAVEGAÇÃO a bordo do VELEIRO PARATI II realizada na CALOTA POLAR ANTÁRTICA, fui convidado pelo NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL PARA SER O DIRETOR DE FOTOGRAFIA e documentar esta incrível TRAVESSIA do navegador Amir Klink. Foram mais de 120 DIAS de VIAGEM entre a partida do Brasil, chegada no CONTINENTE ANTÁRTICO e os 76 DIAS para completar a VOLTA AO MUNDO. VELEJAMOS por mais de 24 MIL QUILÔMETROS pelos MARES mais IMPIEDOSOS do planeta, navegando na LATITUDE de 68º SUL, enfrentando ONDAS de até 15 metros e VENTOS de até 150 km/h. Ao final da navegação de VOLTA ao MUNDO o MERGULHADOR Lawrence Wahba foi recebido a bordo para realizar um documentário sobre a FOCA LEOPARDO. Neste episódio fui seu assistente de CÂMERA SUBAQUÁTICO e fomos os primeiros a registrar o acasalamento das FOCAS LEOPARDO. CONTEÚDO: Continente Antártico, Grandes Expedições para a conquista do Polo Sul (Roald Amundsen x Robert Scott), a incrível viagem de Shackleton, Fauna, Meteorologia, Navegação, Aurora Austral, Bases Científicas. FOTOS: Gibrail Rameck, Alex Silva, Toco Lenzi

ÁFRICA

PEDALANDO POR 2.200 KM NO OESTE DO CONTINENTE AFRICANO.

Captura+de+Tela+2020-06-17+%C3%A0s+14.21.36.jpg

Foi minha PRIMEIRA VIAGEM para o CONTINENTE AFRICANO aos 20 ANOS de idade. De BICICLETA percorri 2.200 KM passando pela NIGÉRIA, BENIN, TOGO, GHANA e COSTA DO MARFIM. Visitando ALDEIAS, conhecendo os FORTES PORTUGUESES de ELMINA e SÃO SEBASTIÃO de SHEMA, onde ficavam confinados os ESCRAVOS que eram comercializados e enviados para as AMÉRICAS. CONTEÚDO: Rotas da Escravidão, Geografia do Oeste da África, Religião, Costa do Ouro, Costa do Marfim. FOTOS: Toco Lenzi, Lineu Palaia, Fabio Zsgimond.

BIOMAS BRASILEIROS

PRESERVANDO O CERRADO BRASILEIRO. Série produzida para a wwf-Brasil.

Captura+de+Tela+2020-06-17+%C3%A0s+15.02.43.jpg

Durante UM ANO VISITEI os principais PARQUES NACIONAIS que envolvem o BIOMA CERRADO, produzindo vídeos e animações para a ONG WWF - BRASIL durante a campanha PRESERVANDO O CERRADO. As comunidades QUILOMBOLAS, RESERVAS EXTRATIVISTAS, a FAUNA e FLORA, a pressão da AGRICULTURA, resultaram em CURTAS METRAGENS e uma ANIMAÇÃO sobre a importância do CERRADO nas BACIAS HIDROGRÁFICAS dos BIOMAS PANTANAL, AMAZÔNIA, CAATINGA e MATA ATLÂNTICA. CONTEÚDO: Biomas Brasileiros, A importância do Cerrado, Comunidades Quilombolas, Capim Dourado, Fronteira Agrícola, Fenômeno da Bioluminescência, Parques Nacionais do Peruaçu (MG) , Grande Sertão Veredas (MG) , Chapada dos Veadeiros (GO), EMAS (GO) , Jalapão (TO) , Das Mesas (MA), Serra da Canastra (MG), Parque Estadual do Cantão (TO). FOTOS: Filipi Canto, Maka Gambale, Toco Lenzi

HAITI

FORÇA DE PAZ DA ONU - MINUSTAH. A HISTÓRIA DE desastres deste PAÍS CARIBENHO. documentário produzido para o exército brasileiro.

Captura+de+Tela+2020-06-17+%C3%A0s+15.36.56.jpg

Logo após o TERREMOTO de 2010 que devastou o HAITI e matou mas de 200 mil pessoas, fui convidado pelo EXÉRCITO BRASILEIRO para DOCUMENTAR o trabalho das FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS que comandaram a MISSÃO de PAZ da ONU - MINUSTAH.
A HISTÓRIA do HAITI é narrada pela haitiana Melissa, uma SOBREVIVENTE que ficou órfã após o TERREMOTO. Através dela conheceremos OS PRINCIPAIS FATOS HISTÓRICOS do HAITI, o primeiro pais negro latino-americano a se tornar independente em 1804.
Este DOCUMENTÁRIO foi PREMIADO como o MELHOR FILME no FESTVAL de FILMES MILITARES em BRACACCIO (ITÁLIA 2011). CONTEÚDO: Haiti, Forças de Paz da ONU, Exército Brasileiro, Democracias e Ditaduras Latino Americanas, Metereologia, Terremotos. FOTOS: Toco Lenzi, Tatiane (CCOMSEx)

AUSTRÁLIA

VIAJANDO DE MOTO PELA AUSTRÁLIA, CONHECENDO SUA GEOGRAFIA, povos ABORÍGENES E SEUS LOCAIS SAGRADOS.

Uluru.png

Desde 2019 estou dando UMA VOLTA ao MUNDO de MOTO, e durante 6 meses PERCORRI mais de 10 MIL KM por vários ESTADOS da AUSTRÁLIA, entre eles a TASMÂNIA e o NORTHERN TERRITORY, onde vivem a maioria dos POVOS ABORÍGENES e está localizado ULURU, uma grande rocha de arenito dentro do PARQUE NACIONAL ULURU_KATA TIJUTA e seu principal local SAGRADO, CONTEÚDO: Geografia Australiana,Divisão de Estados, Política, Forma de Governo, Povos Aborígenes, Deserto, Outback, Uluru. FOTOS: Toco Lenzi

PRÓXIMOS DESTINOS EM 2023/24 TAILÂNDIA | LAOS |cambodja rússia |kazakzstan KYRGHZSTAN